segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Homenagem ao supertime campeão mundial (1981)

Eu tinha cinco anos quando o timaço do Flamengo --Raul, Leandro, Marinho, Mozer, Junior, Andrade, Adílio, Tita, Zico, Nunes e Lico --venceu o Liverpool por 3 a 0 e ganhou o Mundial Interclubes. Infelizmente, não vi aquele  jogo, pois na época eu dormia muito cedo. No dia seguinte é que meu irmão tricolor me disse que o Mengão era campeão do mundo e fiz a maior festa gritando: ''É campeão!! É campeão!!''. Me lembro de ter visto na TV os gols do Nunes (2) e do Adílio e a imagem do meu grande ídolo Zico levantando mais uma taça, a mais importante da vitoriosa história rubro-negra.
Os passes do Zico para os gols do Nunes são absolutamente geniais: no primeiro gol, o Galo fez um lançamento de cinema para o grande artilheiro das decisões chutar com precisão e abrir o placar; no terceiro gol, outro lançamento fantástico do eterno (e maior!) camisa 10 da Gávea para o Nunes marcar outro golaço.  No segundo gol, Zico cobrou falta e Adílio aproveitou a sobra para deixar sua marca. No primeiro tempo, a vitória já estava praticamente garantida e o time inglês nem viu a cor da bola.
A experiência e a segurança do Raul (o primeiro grande goleiro que vi jogar), a habilidade do fantástico lateral direito Leandro, a classe do zagueiro Mozer, a incrível raça do Júnior, a  elegância do Andrade, os dribles geniais e os gols do Adílio,  a genialidade, os gols e as cobranças de falta extraordinárias de  Zico e o faro de gol do Nunes sempre ficarão guardados no meu coração e na minha memória como a melhor lembrança da minha infância. Esse timaço me ensinou que lutando e dando o melhor de si é possível conquistar tudo o que se quer: a raça, o talento, a humildade a união são a chave para as grandes vitórias no futebol e na vida.
Por isso, eu não podia deixar de homenagear o maior time da história do Mengão (e do futebol) no dia em que essa conquista histórica completa 29 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário