quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Tri da Copa do Brasil

Que noite linda no Maracanã! A Nação lotou o estádio. O time rubro-negro fez bonito e venceu o Atlético-PR por 2 a 0. 
Elias, Luiz Antonio, Hernane, Paulinho e Samir foram fundamentais ao time na partida de ontem. O empate em 0 a 0 nos dava o título, mas fiquei tensa até o gol de Elias no fim do jogo. Explodi e chorei de alegria e alívio. Quando Hernane marcou o lindo segundo gol do Mengão. Gritei com toda a torcida mesmo na frente da TV da minha casa: ''É campeão''! Tricampeão ! Vaga na Libertadores garantida. !
Vitória da superação de Felipe e de Amaral, da experiência do capitão Léo Moura, da classe de Elias , do futebol de Paulinho, dos gols de falta de Chicão, da pontaria de Hernane e de  de Jayme de Almeida, que injetou sangue rubro-negro em um time desacreditado e o levou a derrotar Cruzeiro, Botafogo, Goiás e o rubro-negro paranaense. Que emoção ver o Léo Moura levantando a taça e o time dando a volta olímpica! Valeu por essa imensa  alegria , Mengão!

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Atlético-PR X Flamengo --Final da Copa do Brasil

Sabia que jogar com Atlético-PR em Curitiba ia ser difícil. No início do primeiro tempo, o time do Flamengo ficou desatento e levou o gol em um míssil de Marcelo, mas Amaral empatou com outro chutaço. Vibrei muito. 
Gostei muito das atuações de Amaral, Samir e Wallace. Deram muita segurança à defesa do Flamengo. O segundo substituiu muito bem o experiente Chicão. 
O Flamengo tem a vantagem do 0 a 0, mas ainda não acabou. Agora é corrigir os erros, ter humildade, raça e foco e vencer no novo Maraca. Nosso adversário está bem no Brasileiro e não chegou à final por acaso. Mas o time do Mengão tem tudo para levar a taça. Amém.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Teste: Que poema de Drrummond você é?

Muito legal esse teste:
http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/testes/poema-drummond.shtml
O poema de Drummond parecido comigo é ''Sentimento do Mundo''. Adorei.

No mesmo site , há testes similares com poemas de Vinícius de Moraes e Cecília Meireles.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Enquanto o dia não chega, de Ana Maria Machado

Adoro as narrativas da escritora carioca Ana Maria Machado. Comecei lendo História meio ao contrário na escola aos onze anos e gostei da história que brinca com o gênero dos contos de fada. Mas me apaixonei pela obra de Ana ao ler o romance A audácia dessa mulher, brilhante releitura de Dom Casmurro. Amante da leitura e da intertextualidade, adorei a narrativa em que Ana dialoga com Machado e mistura romance, diário e minissérie de tv. Magistral multiplicidade que encantaria Calvino e Barthes, orientador da tese de doutorado de Ana sobre Guimarães  Rosa. 
Li todos os romances da autora de tão encantada que fiquei  com a naturalidade e maturidade da escrita de Ana. No romance histórico O mar nunca transborda, Ana reconta a história de um povoado no Espirito Santo da perspectiva de crianças, índios e mulheres e relê a história do Brasil e de sua família materna. 
Em seu livro mais recente, Enquanto o dia não chega , Ana retoma o tema da colonização e formação do nosso país numa divertida história de quatro adolescentes: Bento, Manu, Caubi e Didi. 
Uma história de miscigenação e luta pela liberdade cheia de surpresas e digna da obra desta grande escritora e defensora do direito de todos de ser livre e ter acesso à educação e à literatura.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Documentário Fla-Flu: 40 minutos antes do nada

Fui ao cinema assistir ao documentário Fla-Flu: 40 minutos antes do nada. Gostei muito do filme de Renato Terra e me diverti muito, já que sou uma ovelha rubro-negra fanática  num lar tricolor. Com depoimentos de Zico, Leandro, Júnior, Romário e do carrasco da minha infância Assis e de torcedores apaixonados do Fla e do Flu como Arthur Nuhlenberg,Sacha Rodrigues e Pedro Bial, o filme narra a história do clássico. Um ótimo programa programa para quem curte o futebol carioca. 

Jogo decisivo contra o Goiás

Hoje o Mengão enfrenta o Goiás pela semifinal da Copa do Brasil. O Flamengo tem boa vantagem , já que venceu o primeiro jogo por 2 a 1, mas não é hora de salto alto nem vacilo. Quero vitória hoje e no sábado (no confronto válido pelo Brasileiro) para que o time chegue com moral à decisão. 
Vamos, Mengão. A Nação está ao seu lado.