domingo, 30 de junho de 2013

Fla ou Flu?

O texto abaixo é uma homenagem a meu irmão, que faz anos hoje!

Fla ou Flu?

            Quando eu era pequena, minha cor preferida era o vermelho e esse foi um dos motivos da minha escolha pelo Flamengo numa família de maioria tricolor. Influenciada por meu padrinho Zé e meu primo Zé Luís, pelo futebol fantástico de Zico, Junior, Adílio e todo aquele timaço e apaixonada pelo vermelho e preto, optei pelo Mengão. Meu irmão mais velho, tricolor fanático, demorou a aceitar meu rubro-negrismo. Comprou uma bandeira do Flu pra mim e disse :
— Viu, na bandeira do Flu também tem vermelho.
Na inocência de meus cinco anos quase caí na conversa.
— Tá bem, mas eu gosto tanto do Zico!!
De fato, a bandeira tricolor é vermelha, branca e verde embora a camisa do Fluminense seja grená, verde e branca. Fiquei balançada por uma semana, confesso a minha “insanidade” infantil.
Por sorte, o Flamengo ganhou um Fla-Flu no ano mítico de 1981 por 3 a 1 e quando comparei os elencos de Fla e Flu da década de 1980 não tive mais dúvidas. O time campeão brasileiro na época e que depois seria campeão sul-americano e mundial me levou ao caminho certo e mais feliz. Virei para meu irmão e disse decidida:
—  Quero ser Flamengo mesmo, tá?
Ele acabou respeitando minha escolha quando viu que não tinha jeito.
Depois ganhei de minha Tia Sulamita, que também era rubro-negra, uma bandeira do Mengão!
Eu e meu irmão Luís Carlos sempre conversamos muito sobre futebol, arte e política e temos muito diálogo.

Parabéns, Lu, muito obrigada por me aceitar como sou, me ensinar tanto, cuidar de mim e me incentivar a ouvir Dire Straits e Queen e a escrever e ter me levado ao show do Mark Knopfler no Rio em 2001!

 

sábado, 29 de junho de 2013

Parabéns, Maestro!

Feliz Aniversário para o maior lateral esquerdo que vi jogar: Leovegildo Lins da Gama Junior. Jogador de categoria e raça e que mais vezes defendeu o Manto Sagrado (876 partidas). Conquistou seis títulos estaduais (1974, 1978, 1979, 1979 Especial, 1981 e 1991), quatro Brasileiros (1980, 1982, 1983, 1992), uma Copa do Brasil (1990), a Libertadores e o Mundial em 1981.
Quando voltou da Itália em 1989, passou a jogar no meio campo como um verdadeiro maestro e comandou o Flamengo junto com Gilmar, Zinho, Nélio, Gaúcho, Marcelinho e Djalminha na conquista do carioca de 1991 e na conquista do Penta em 1992.
Desfilou categoria, garra e experiência nos gramados e na areia. Hoje é comentarista da Globo.
Feliz Aniversário, Maestro! Muito obrigada por todas as alegrias que você deu à Nação Rubro-Negra!

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Tradução da letra de Love over gold

No dia do aniversário de John Illsley, ex-baixista e fundador do Dire Straits , publico a tradução de uma das mais singelas letras de Mark Knopfler : Love over gold.
 LOVE OVER GOLD
(Mark Knopfler)

You walk out on the high wire
You're a dancer on thin ice
You pay no heed to the danger
And less to advice
Your footsteps are forbidden
But with knowledge of your sin
You throw your love to all the strangers
And caution to the wind

And you go dancing through doorways
Just to see what you will find
Leaving nothing to interfere
With the crazy balance of your mind
And when you finally reappear
At the place where you came in
You've thrown your love to all the strangers
And caution to the wind

It takes lover over gold
And mind over matter
To do what you do that you must
When the things that you hold
Can fall and be shattered
Or run through your fingers like dust


AMOR ACIMA DO OURO

Você anda no arame lá no alto
Você é uma dançarina no gelo fino
Você não presta atenção ao perigo
E muito menos aos conselhos
Seus passos são proibidos
Mas conhecendo seu pecado
Você joga o seu amor para todos os estranhos
E a cautela  para o vento

E você vai dançando pelo vão das portas
Só para ver o que vai encontrar
Não deixa nada intervir
No louco equilíbrio da sua cabeça
E quando você finalmente reaparece
No lugar por onde entrou
Você joga o seu amor para todos os estranhos
E a cautela para o vento

É preciso por o amor acima do ouro
E cabeça sobre o problema
Para fazer o que você faz e o que deve
Quando as coisas que você segura
Podem cair e se quebrar em pedacinhos

Ou escorrer por entre seus dedos como poeira

domingo, 23 de junho de 2013

Vídeo com bela entrevista do Leandro


Projeto Livros para Todos

Acabei de descobrir o projeto de incentivo a leitura Livro para Todos.
Achei muito legal a ideia de melhorar o acesso à literatura. Veja abaixo o vídeo sobre o projeto com os escritores Ignácio de Loyola Brandão e Milton Hatoum:
.http://www.livrosparatodos.org.br/site/2013/06/20/a-literatura-mostra-o-brasil/

terça-feira, 11 de junho de 2013

Gols de Zico no Maracanã viram patrimônio cultural!!

Os 333 gols de Zico no Maracanã viraram bens imateriais em justa homenagem da Prefeitura do Rio. O Galinho de Quintino é o maior artilheiro da história do estádio, onde jogou em 454 partidas. O Maracanã sempre foi a casa do Flamengo e de Zico. Em toda a vitoriosa carreira, Arthur Antunes Coimbra marcou 826 gols. 
Fiquei muito feliz e emocionada com esse reconhecimento da importância dos gols de Zico para a cidade do Rio, a história  do futebol brasileiro e mundial. A torcida do Flamengo sempre referenciou Zico e vibrou intensamente com os gols do maior jogador da história do clube, que além de craque é uma ótima pessoa. Como muitas crianças da minha geração me apaixonei pelo Flamengo e pelo futebol vendo Zico, Júnior, Adílio, Nunes e Cia conquistarem inúmeros títulos, muitos deles conquistados no Maracanã. Zico foi artilheiro do Campeonato Carioca de 1977, 1978, 1979, 1979 (Especial) e 1982 e do Brasileiro de 1980 e 1982.
Quem quiser ver a íntegra do decreto da Prefeitura do Rio que torna os gols de Zico bens imateriais pode ler a excelente matéria no blog de Jorge E. Farah no link abaixo:
Muito obrigada, Zicão, por todas as alegrias que você deu à torcida rubro-negra. Agora os gols do maior craque que vi jogar são patrimônio cultural, mais um motivo de festa proporcionado pelo maior e eterno camisa 10 da Gávea!


sábado, 8 de junho de 2013

Que alivio!

Que bom que o Flamengo voltou a vencer!  Estou aliviada! 
Flamengo derrotou o Criciúma por 3 a 0 em Santa Catarina. Jogando na casa do adversário e com o time catarinense  atuando com dez jogadores em grande parte da partida, Mengão dominou o jogo. 
Hernane abriu o placar aproveitando belo lançamento de Elias. Carlos Eduardo fez a primeira jogada efetiva desde que chegou à Gávea e Léo Moura cruzou na medida para Gabriel fazer um golaço e ampliar o placar. O próprio Gabriel marcou o terceiro em gol olímpico. 
Ainda bem que o ex-zagueiro Jaime de Almeida estreou bem no comando do Mengão no Brasileirão 2013! Queimou minha língua ao mudar o time e escalar Carlos Eduardo e Samir! Quero  muito que o Mengão se recupere ! Gostei das atuações do Léo Moura e do Gabriel. Só senti falta do Rafinha. 
Ainda não sabemos quem será o novo técnico rubro-negro. Gostaria de ver Andrade ou Muricy Ramalho como técnico do Mengão! Mas o importante é que o primeiro passo para a volta por cima do time foi dado e Jaime foi pé quente! Ao menos eu e o toda Nação tivemos um sábado feliz!

sábado, 1 de junho de 2013

Flamengo é campeão do NBB!

O Flamengo conquistou o NBB pela segunda vez ao vencer o Uberlândia por 77 a 70 com a presença de Zico e Junior na Arena da Barra.
Jogando com raça e com belas atuações de Marquinhos, Caio Torres e Duda, o time de basquete rubro-negro virou o placar no terceiro quarto depois de estar com um ponto de desvantagem no fim do segundo quarto. A vitória coroou a bela campanha da equipe no NBB!
A torcida também deu um show na Arena da Barra e ajudou o time a superar o bom time mineiro!
Fiquei muito feliz com a vitória! Parabéns pela vitória, meninos!