domingo, 30 de junho de 2013

Fla ou Flu?

O texto abaixo é uma homenagem a meu irmão, que faz anos hoje!

Fla ou Flu?

            Quando eu era pequena, minha cor preferida era o vermelho e esse foi um dos motivos da minha escolha pelo Flamengo numa família de maioria tricolor. Influenciada por meu padrinho Zé e meu primo Zé Luís, pelo futebol fantástico de Zico, Junior, Adílio e todo aquele timaço e apaixonada pelo vermelho e preto, optei pelo Mengão. Meu irmão mais velho, tricolor fanático, demorou a aceitar meu rubro-negrismo. Comprou uma bandeira do Flu pra mim e disse :
— Viu, na bandeira do Flu também tem vermelho.
Na inocência de meus cinco anos quase caí na conversa.
— Tá bem, mas eu gosto tanto do Zico!!
De fato, a bandeira tricolor é vermelha, branca e verde embora a camisa do Fluminense seja grená, verde e branca. Fiquei balançada por uma semana, confesso a minha “insanidade” infantil.
Por sorte, o Flamengo ganhou um Fla-Flu no ano mítico de 1981 por 3 a 1 e quando comparei os elencos de Fla e Flu da década de 1980 não tive mais dúvidas. O time campeão brasileiro na época e que depois seria campeão sul-americano e mundial me levou ao caminho certo e mais feliz. Virei para meu irmão e disse decidida:
—  Quero ser Flamengo mesmo, tá?
Ele acabou respeitando minha escolha quando viu que não tinha jeito.
Depois ganhei de minha Tia Sulamita, que também era rubro-negra, uma bandeira do Mengão!
Eu e meu irmão Luís Carlos sempre conversamos muito sobre futebol, arte e política e temos muito diálogo.

Parabéns, Lu, muito obrigada por me aceitar como sou, me ensinar tanto, cuidar de mim e me incentivar a ouvir Dire Straits e Queen e a escrever e ter me levado ao show do Mark Knopfler no Rio em 2001!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário