terça-feira, 4 de março de 2014

Minhas impressões sobre os desfiles da Imperatriz e da Portela

Fui criada na Tijuca, bairro do Rio que amo e onde ainda moro, mas sou portelense. Amo o azul e branco e a águia da Portela. Esse ano meu coração ficou dividido entre Portela e Imperatriz, já que a escola da Leopoldina homenageou Zico, o grande rei e eterno ídolo da Nação Rubro-Negra. Por sorte, as duas escolas desfilaram em sequência e consegui ver as duas pela TV.
O desfile da Imperatriz me emocionou do início ao fim , já que sou fã incondicional do Zico desde que me entendo por gente. Amei o abre-alas, o carro com o carrossel de galos e o menino Zico dormindo abraçado à bola e o carro com os troféus e o time campeão do mundo em 1981, o que mais me emocionou. Adorei a comissão de frente concebida por Débora Colker, que acertou em cheio com os meninos jogando bola. O carro do urubu,  o do Maracanã e o último carro em que Zico desfilou para receber a justa homenagem no dia em que completou 61 anos estavam lindos, assim como a alegoria do Japão e o carro com totó. A comparação entre Zico e Rei Arthur bateu um bolão. Parabéns ao Cahe Rodrigues pela concepção e desenvolvimento do enredo e ao Elymar Santos pela bela letra do samba em homenagem ao Zicão. O ouro das fantasias e alegorias combinou com a trajetória vitoriosa de Zico e o samba e a vida do Galinho empolgaram a avenida.
Mas a emoção não parou por aí. Fiquei arrepiada e encantada com as águias da Portela: uma sobrevoou a avenida, outra veio linda e acolhedora na comissão de frente pela primeira vez e o abre-alas manteve a tradição da águia guerreira e imponente com nada menos do que 22 águias, representando 21 títulos já conquistados e o caneco tão almejado por nós portelenses . Espero que seja um bom presságio. A Portela estava animada, linda e luxuosa como há muito tempo eu não tinha o prazer de ver.O enredo sobre o Rio e o mar fez  o carnavalesco Alexandre Louzada usar com muito bom gosto todos os nuances de azul desde o azul esverdeado até o azulão, sendo fiel ao azul e branco da escola e combinando-os com  prata num efeito muito interessante. As baianas estavam singelas e belas. Os carros sobre a Belle Epoque e o Palácio Monroe, o Teatro Municipal e a Cinelândia estavam impecáveis. A escola estava animada e feliz e assim como a Imperatriz e o Salgueiro fez um desfile perfeito.  Se eu pudesse dividia o título entre Portela e Imperatriz. Vamos ver quem vai ganhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário