quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Um Natal diferente

Na véspera do Natal, minha irmã mais velha sentenciou:


— É melhor fazer a ceia de Natal aqui em casa porque tem ar condicionado na sala e hoje o calor está de matar!!


Mesmo preferindo que a comemoração de Natal fosse em minha própria casa, eu, a irmã caçula, acatei a decisão dos meus irmãos e da minha mãe, aliviada por não ter trabalho de fazer os preparativos da festa.


Na hora combinada, os comes e bebes foram levados para o local da ceia. Na porta do apartamento, um belo Papai Noel recepcionava os convidados.


Todos conversavam animadamente degustando os belisquetes natalinos: nozes, castanhas, figos, damascos e frutas cristalizadas, torradas com queijo e bolinhos de bacalhau . De repente, a luz acabou.


Minha irmã ficou nervosa e reclamou com meu cunhado, que tinha ligado todos os aparelhos de ar condicionado da casa ao mesmo tempo:


— Não falei que não era para fazer isso, Caaaaaarrrrlos! E agora???!!!


Chegada a hora da ceia, o jeito foi improvisar umas velas e relaxar. Não dava para ver o prato direito e na hora de se servir foi preciso apelar para o olfato para não confundir as iguarias: bacalhau à portuguesa, tender à califórnia e peito de chester com batatas recheadas com ricota. Mas minha irmã, preocupada com os convidados, não conseguia se conformar:


Esta muito quente aqui! Ninguém vai conseguir comer!!


Amante do escaldante verão carioca, tentei acalmá-la:


—Senta para comer e esquece a falta da luz. As velas deram um ar de romance e de intimidade ao Natal. Relaxa!!


—Não sei como você gosta desse calor senegalês!


Minha sobrinha também fez coro:


Calma. mãe! A comida está ótima!


—Os convidados, embora suados, bebiam cerveja, água e espumante e aproveitaram o momento em família.


Na hora da sobremesa, a luz voltou e as rabanadas, o panetone, as maravilhosas empadas de chocolate, a deliciosa árvore de chocolate e as cerejas foram servidos e só nesse momento a dona da casa se acalmou.


Na hora da troca de presentes, fizemos um amigo oculto diferente com chocolates finos e um convidado podendo roubar o presente do outro: bombons, nha bentas, guirlandas de chocolate e cestas de chocolate, além de produtos lindt foram o centro das atenções nesse natal à luz de velas em pleno verão carioca.





Nenhum comentário:

Postar um comentário