domingo, 30 de janeiro de 2011

Protesto contra a proibição de Money for nothing no Canadá

Recentemente, a música ''Money for nothing'', um dos hits da banda que tanto amo, Dire Straits, foi banida das rádios canadenses. Isso é coisa de gente imbecil, que não entende que a letra da canção é irônica e não preconceituosa.
A letra foi inspirada numa conversa que Mark Knopfler ouviu numa loja de discos. Por isso, a canção ironiza a idéia de que fazer música não é trabalho e o preconceito de se achar que todo artista é milionário ou homossexual. Sou a favor dos direitos dos homossexuais, negros, portadores de deficiência, mas também da liberdade de expressão e de pensamento. Mesmo que se considere que uma obra é preconceituosa-- o que não é o caso-- não adianta censurá-la, como já se fez com Lobato e Mark Twain. O que se deve fazer é usar o texto preconceituoso para lutar contra a discriminação, mas sem proibição.
Esse banimento é coisa de alguém recalcado que não gosta de DS. Quem não gosta de '' Money for nothing não é obrigado a escutar a canção, mas não pode proibir os outros de ouvi-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário