O livro 1981 : como um craque idolatrado, um time fantástico e uma torcida inigualável fizeram o Flamengo ganhar tantos títulos e conquistar o mundo em um só ano reconstrói a trajetória do espetacular time rubro-negro da década de década de 80, campeão carioca, brasileiro, sulamericano e mundial.
O bom é que o livro escrito por Mauro Beting e André Rocha não aborda só as conquistas da Libertadores, do campeonato carioca e do Mundial Interclubes ocorridas há 30 anos. A obra trata também do período de formação daquele timaço, entre 1975 e 77, lembrando a morte de Geraldo em 1976 , a manutenção da base do grande time, apesar de a equipe não ter conquistado nenhum título nesse período e o pacto firmado pelos jogadores rubro-negros após a perda do título carioca de 1977.
Além disso, o livro trata com minúcia das inovações táticas de Cláudio Coutinho, como o overlapping, o ponto futuro e a tática da “teia de aranha ”na qual o time jogava em bloco, “cercando o adversário pelos lados do campo e evitando a inversão de jogo” (p. 29), valorizando a pose de bola.
O livro também recorda o terceiro tricampeonato carioca (78-79-79 Especial ) e relembra passo a passo as conquistas do Flamengo entre 80 e 83 , contendo explicações com explicações táticas detalhadas de jogos do Mengão. Ainda criança, fiquei encantada com o futebol espetacular do timaço formado por Raul , Leandro, Marinho (Figueiredo), Mozer, Andrade, Adílio, Zico, Tita, Nunes e Lico e também por influência de meu padrinho e de meu primo me tornei uma flamenguista apaixonada exatamente em 1981. Com o livro de Mauro Beting e André Rocha, pude entender os aspectos táticos do futebol ofensivo, mágico e vencedor do supertime rubro-negro que marcou a minha infância e entrou para a história do Flamengo e do futebol mundial.
Outro ponto interessante é a comparação entre o time campeão do mundo em 81 ao Barcelona de hoje pelo toque de bola e ofensividade característicos dos dois grandes times. Tenho certeza que no duelo entre Zico e Messi imaginado pelos autores, o Mengão da década de 80 venceria.
O livro de Mauro Beting e André Rocha é uma bela homenagem ao grande time do Flamengo da Era Zico, o mais importante da história do clube e uma das maiores equipes do futebol mundial, a maior que vi jogar, ainda que tenha sido só pela TV ou rádio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário