PARABÉNS, ZICO!!
No dia 3 de março, meu grande ídolo Zico faz aniversário. Esse texto é minha maneira de homenagear o maior jogador da história do Flamengo, que marcou 520 gols com o manto sagrado, além de 66 gols com a camisa da Seleção Brasileira.
Pelo Flamengo, o Galinho de Quintino conquistou sete Campeonatos Cariocas (72, 74, 78, 79, 79 Especial, 81, 86), quatro Campeonatos Brasileiros (80, 82, 83, 87), uma Taça Libertadores e um Mundial Interclubes em 81, entre outros títulos.
Zico tinha faro de artilheiro e não por acaso é o maior goleador da história do Maracanã. Foi artilheiro do Campeonato Carioca seis vezes e do Campeonato Brasileiro de 80 e de 82. Zico é um exemplo de jogador completo com uma visão de jogo extraordinária, sendo capaz de armar jogadas e dar passes geniais (tanto que foi eleito o melhor jogador da partida em que o Mengão derrotou o Liverpool por 3 a 0 e se tornou Campeão do Mundo em 81 mesmo estando marcado e sem ter feito gols), além de ser preciso e mortal nas lindas cobranças de falta, que tanto treinava.
São muitos os lances históricos e gols fantásticos da carreira do Galinho de Quintino. Vou destacar alguns que marcaram minha infância: o lindo passe para o primeiro gol de Nunes na decisão eletrizante do Campeonato Brasileiro de 80 contra o Atlético-MG, o segundo gol do Flamengo marcado por Zico na mesma final (vencida pelo Flamengo por 3 a 2 com outro gol de Nunes no final); os gols contra o Cobreloa, de virada e de falta na final da Libertadores de 81; os lançamentos milimétricos e geniais para Nunes no primeiro e no terceiro gols contra o Liverpool na decisão do Mundial de 81; a cobrança de falta perfeita contra a Escócia na Copa de 82; o gol contra o Santos na final do Brasileiro de 83 antes de ir para a Udinese; os três gols no 4 a 1 contra o Fluminense em 1986, após a séria contusão no joelho; o golaço contra a Iugoslávia, em que Zico driblou meio time adversário e o gol de calcanhar quando o Galinho defendeu o Kashima Antlers.
Além de toda essa genialidade, Zico exercia no Flamengo uma posição de liderança dentro de campo tanto que era o capitão daquele timaço do Flamengo dos anos 80: Raul, Leandro, Marinho, Mozer, Júnior, Andrade, Adílio, Tita, Zico, Nunes e Lico. Mas Zico não é presunçoso, jogava para o time e pelo time, treinava muito e até hoje é um profissional dedicado.
Outra marca do Galinho é a perseverança e a garra com que enfrenta as adversidades e desafios.
Lendo sua autobiografia, Zico conta sua história,e o livro de Roberto Assaf e Roger Garcia , Zico 50 anos de futebol, fiquei sabendo da maratona diária enfrentada por meu ídolo para ir de Quintino à Gávea e ainda para o Centro para poder estudar, além do programa de musculação e alimentação que ele seguiu para ganhar massa muscular. Zico queria tanto ser jogador de futebol que encarou tudo isso. E foi por esse mesmo amor ao futebol e ao Flamengo que o eterno camisa 10 da Gávea enfrentou a grave contusão no joelho e o longo período de recuperação para voltar a jogar.
Sem falar que depois de já ser um jogador consagrado no Brasil e na Itália e de se despedir no Flamengo numa linda festa em 1990, Zico ainda teve motivação para um novo desafio: contribuir decisivamente para a profissionalização do futebol no Japão e virar ídolo na Terra do Sol Nascente.
Nunca vou me esquecer do dia em que junto com um grupo de torcedores do Flamengo consegui realizar meu sonho de conhecer o Galinho e ter um manto sagrado autografado por ele!!! Foi emocionante poder falar com Zico e ver o carinho e paciência com que o craque atendeu a todos os torcedores no encontro no CFZ.
Parabéns, Zicão, por seu aniversário de 56 anos!! Muito obrigada mesmo por tudo que você fez pelo Flamengo e pelo futebol brasileiro. Tudo de bom para você e sua família. Desejo que você continue tendo muito sucesso e sorte na sua carreira como técnico. Um grande abraço, Renata.
Parabens Renata !!!!
ResponderExcluirGol de placa esta homenagem ao idolo eterno Zico.
Saudações Rubro Negras !!!
Celso Jr.
www.flaestatistica.com
Oi Renata
ResponderExcluirBoa sorte no seu blog e o atualize sempre. Sempre estarei passando por aqui
O Zico merece todas as homenagens. Pena que ele parou de jogar... ;-)
ResponderExcluirParabéns pelo bom gosto. FLAMENGO & Literatura (não necessariamente nessa ordem...)
Renatinha, Zico, Mengão... Só sucesso!!!
ResponderExcluir